Tanto para quem vive no meio rural, como para aqueles que vivem nas cidades, uma das questões mais importantes é tentar prever quando e quanto vai chover. Para a agricultura, chover ou não pode definir o futuro de uma safra. Para quem vive no meio urbano, muitas vezes saber com antecedência se vem pela frente uma vazão muito grande de chuva pode ajudar a prevenir inundações e a salvar vidas.

Mas você sabe o que é vazão?

Vazão é a razão encontrada quando se divide o volume de determinado fluido, como é o caso da água da chuva, por uma unidade de tempo. É um conceito que está muito próximo de nosso cotidiano, com o qual precisamos lidar em diversos momentos e muitas vezes sequer nos damos conta. Quando vamos escovar os dentes, por exemplo, lidamos com a vazão do creme dental. Ao colocarmos creme dental na escova, pressionamos o tubo de modo a gerar uma “vazão” ou “fluxo” do creme, para obter muito ou pouco creme.

Para estudar a vazão de chuva em uma determinada região, os cientistas utilizam o conceito de índice pluviométrico. Vamos considerar o exemplo abaixo, com dois recipientes retos (um prisma e um cilindro). Com uma vazão de chuva constante sobre os recipientes, a altura da quantidade de água acumulada será a mesma, mas o volume de água armazenado em cada um será diferente, na razão proporcional à área de suas respectivas bases.

20mm x 20mm x 15mm = 6000mm³

π x 10mm x 10mm x 15mm 4710mm³

15mm

15mm

O conceito de vazão também pode ser bastante intuitivo.
Vamos usar o exemplo de uma lenda rural bastante conhecida e que ilustra a importância do conceito de forma curiosa e surpreendente.

Um advogado da cidade comprou um pequeno sítio com a intenção de construir uma casa e nela passar seus fins de semana. Como não há nascente no sítio, o advogado pensou em cavar um poço para poder ter suprimento de água.

Ao saber que seu vizinho, um caipira que vive no sítio ao lado há muito tempo, tem em sua propriedade uma nascente com água boa e farta, o advogado procura o caipira e lhe faz a seguinte proposta:

Baseado no texto "A Matemática e o Caipira (Luiz Márcio Imenes e José Jakubovic)". Veja no portal do MEC

Chove acima da média em todo o país!

Os últimos dias têm apresentado chuvas acima das médias históricas em todas as regiões do Brasil.
Os meteorologistas preveem mais chuvas para os próximos dias e sugerem cuidados à população para evitar deslizamentos de terra em encostas e alagamentos em áreas urbanas.